segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PERSPECTIVA 2010

1) Ontem, 27/12/2009, no Fantástico, 5 crianças diziam o que esperavam de 2010. 3 delas, de pele clara, cabelo liso e de classe média se mostraram preocupadas com o aquecimento global. Das outras 2, de pele morena, cabelos crespos e de relativa pobreza, uma estava interessada em ajeitar o telhado e a janela de sua casa enquanto a outra esperava concluir a terceira cirurgia de correção para um problema nos pés.

2) Na última Revista VEJA do ano, na coluna da última página, o dono da Editora Abril, Roberto Civita, lembrava que em 2010, ano eleitoral, a revista continuaria cobrando as 3 reformas mais essenciais para o Brasil: simplificação do sistema tributário, modernização das leis trabalhistas e solução para o insustentável sistema previdenciário. Eu, cá na minha ignorância, com alguma pouca experiência de conhecer alguma coisa da realidade do país, acho que nenhuma reforma pode ser mais prioritária do que a universalização do Saneamento Básico (minha empregada mora numa casa, como as outras de sua rua, que quando chove o esgoto invade e ratos caem do telhado), Educação e Reforma Agrária (quem já viu a zona rural de uma cidade pobre do Nordeste sabe que moram pai, mãe e 8 filhos numa casa sem água corrente, abastecida vez por outra por um carro pipa, ainda sobrevivendo do plantio familiar, que depende da boa vontade do clima).

3) Enquanto muitos clamam por um bom emprego em 2010, eu, que já o tenho, clamo por fazer algo que “me realize mais pessoal e profissionalmente”.

Tudo, questão de perspectiva.

2 comentários:

  1. é verdade tudo uma questão de perspectiva, engraçado que eu moro em Brasília, nasci aqui, enquanto as regiões administrativas que compõe o Distrito Federal foram crecendo, o saneamento básico foi se concretizando também, ou seja aqui no Distrito Federal creio que grande parte pelo menos, possue saneamento básico (então pra mim isso sempre foi tranquilo). Em 2008 viajei para Maceió (cidade da minha família) e eu levei um susto quendo vi praias que simplesmente não poderiam ser aproveitadas por causa da poluição, e tipo várias crianças catando lixo lá no meio do esgoto que estava sendo lançado no mar...o nome já diz tudo o saneamento é BÁSICO!

    ResponderExcluir
  2. Letícia, o DF, e talvez até todo o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul têm uma realidade de infra-estrutura muito diferente do Norte/Nordeste. Mas ainda assim, pode crer que nas falevas de todo o país o saneamento básico não chega como deveria. Bj

    ResponderExcluir