terça-feira, 22 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009

Sempre compus músicas. Quase nunca as mostrei. Por timidez, medo da crítica, rigorosa autocrítica. Não sei.

Parece que os compositores compõem sempre nos estilo do que mais gostam de ouvir, nos estilo das canções que o formaram musicalmente, lá naquele tempo em que começou a se interessar por música. Pelo menos comigo é assim.

E o tipo de som que me fez curtir música, ficar ouvindo fita cassete, meu primeiro e único LP e a grande maioria dos meus CDs é o rock. Dos mais variados estilos.

Então, as músicas que componho, das mais baladas às mais rapidinhas, em geral, tem uma pegada rock. Componho no violão, mas as músicas que crio têm uma roupagem de rock desde o momento em que são concebidas. Porém, nunca tinha “visto” uma música minha com bateria, baixo e guitarra, o “power trio” mínimo de qualquer música de rock.

Neste contexto, o ano de 2009 foi especial.

Por uma série de motivos, nunca consegui tocar junto com outras pessoas. Nunca consegui juntar pra fazer um som. No máximo, um violão e uma percussãozinha, mas muito pouco, até disso. Nunca fui o cara de tocar em luau, todos ao meu redor. Sou tímido, canto mal e sempre preferi criar minhas músicas a tocar covers. E com o passar do tempo, o tempo para tocar violão foi ficando cada vez mais reduzido, fazendo com que cada vez mais me voltasse para minhas próprias músicas sem me dedicar a aprender mais músicas novas. E as que sabia, fui esquecendo aos poucos.

No fim de 2008, em plena crise pessoal dos 30 anos de idade, resolvi gravar um cd. Gravei 11 músicas minhas em voz e violão mesmo e levei para um músico conhecido meu, dono de estúdio. Tinha idéias na cabeça para gravar um disco de rock, sem nunca ter tocado uma guitarra. Ele criaria os arranjos com base nas minhas opiniões e eu cantaria.

Mas aí o cara foi chamado para tocar num festival, e quis adiar meu projeto para março/2009.

Como não gosto de depender de ninguém, entrei em 2009 com o desejo de me virar sozinho, para investir um pouco nesse sonho adormecido. Peguei o dinheiro que gastaria na curtição do carnaval de Salvador, cada vez mais caro, e montei um super mini micro acanhado “home studio” em casa, obviamente.

Fiz um curso para aprender a mexer no software. Tirei do armário uma guitarra que havia ganhado de presente de uma namorada, anos atrás, e que nunca havia sido tocada. Comprei de um primo uma “pedaleira multi-efeitos” que “dá” vários efeitos ao som da guitarra. Passei a tocar a guitarra com os conhecimentos que tinha do violão e há 2 meses passei fazer aulas. Em janeiro pretendo começar aulas de canto. Tudo isso em paralelo com minhas atividades cotidianas de um dia útil que tem, no mínimo, 8h de trabalho e mais 2 de trânsito.

Pronto: passei a ser minha própria banda. Comecei a criar arranjos para minhas músicas, criando bateria, baixo, teclados, piano com os recursos “midi” do estúdio e executando a guitarra. E cantando.

Chego a 22/12/2009 com 8 músicas gravadas nesse Home Studio. Menina, O Que Tenho Pra Dizer, Paris, Homem Perfeito, !Parte!, Qualquer Direção, Primeiro Passo e Pé No Breque.

São gravações amadoras, caseiras e cheias de defeitos.

Mas o grande saldo disso é ter a consciência de que:

1 – Sim, acredito nas minhas músicas. Cada vez mais.

2 – Sim, preciso aprender mais música. Muito mais. Teoria e prática. Cada vez mais.

3 – Sim, eu canto muito mal. Mas não vejo outra opção a não ser tentar cantar melhor. Por enquanto não há ninguém que acredite ou queria cantar minhas músicas por mim.

4 – Sim, este vai ser meu projeto. O sonho é juntar amigos e formar a banda. Ensaiar, aprender a tocar junto. Aprender a tocar junto com outras pessoas vendo. Se isso não ocorrer, o projeto será, no mínimo, disponibilizar minhas músicas num site. Gravar através de um estúdio profissional para minimizar defeitos. Tenho na cabeça pelo menos 3 projetos de discos concebidos com mais de 40 músicas compostas. E continuo compondo. No mínimo, a Ilhados Aqui serei eu, eu mesmo e minhas circunstâncias. Fazendo o som que posso, ainda que não seja o quero. Cantando como posso, se for assim que tiver que ser.

2009 foi o ano do começo.

5 comentários:

  1. Oi Guga, me intrometi aqui... vc jogou os endereços no blog da Christine Fernandes... aqui estou eu ouvindo suas músicas nestes exato momento (Now, o que tenho pra dizer)...Voce tem razão as gravações num são lah essas coisas e nem tu canta beeeem! Mas as Letras são lindas, inteligentes...e nada melhor que essa pegada rock ( ISSO É MUITO BOM)...continue com o sonho...P.s. por incrivel que pareca ja tinha visitado este blog...mas não me lembro as circunstancias!Um abraço (ah sou a Letícia)

    ResponderExcluir
  2. hum esqueci de dizer não entendo de música...então não sou muito confiável...mas pela composição posso dizer tú é 10!

    ResponderExcluir
  3. Letícia, sou gratissíssimo por você ter dedicado alguns minutos para arriscar ouvir músicas minhas... Obrigado! Você tinha passado aqui numa outra oportunidade que comentei algo lá na Christine (eu até só fui perceber comentários seus dias depois - burrice informática minha mesmo - e respondi em algum deles). Quanto a entender de música, deixa isso com os críticos... A gente tem que ouvir música com o coração (sem querer ser piegas e já sendo) Fique ligada por aqui: estarei sempre atualizando sobre as músicas e o que mais der na telha. Vem cá, gostou mais de alguma música em especial? Bj!

    ResponderExcluir
  4. oi Guga desculpa a demora!!! sim eu gostei de tres em especial pé no breque,o que tenho pra dizer e menina! as duas últimas então, pé no breque tem aquela cara de música 'carro chefe'!e sim voltarei aqui! pra ver as novas, ah aproveito e deixo me endereço de blog, caso vc queira dar uma olhadinha:http://shayporaslan.blogspot.com/...UM super a braço e um maravilhoso 2010!

    ResponderExcluir
  5. Também quero ouvir, como faço?

    Quanto ao seu post, é bem inspirador...empolgante ler a história de alguém que não só acredita em seus projetos, mas que também toma atitudes para concretizá-los. É o que falta pra muitos de nós.
    Serve pra mim, que sonho em trabalhar com moda e já dei alguns pequenos passos paralelos ao meu trabalho na educação.

    O que posso te dizer é que continue em 2010 com este mesmo gás e que não haja limites para seus sonhos...talento vc tem!

    Beijosss!!!!

    ResponderExcluir