terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010: ANO ZERO

Ouvindo o primeiro disco ao vivo da minha banda preferida – agora, com ouvido um pouco mais técnico – percebo que não há mistério, não há nada de extraordinário, além de entrosamento, criatividade e é claro, a força das canções em si.

É só começar a ter um pouco mais de conhecimento em qualquer assunto, que vemos que é possível para nós mortais, desenvolver, entender, produzir algo em qualquer área que desejarmos.

Com algum talento, criatividade e empenho somos capazes de criar nosso diferencial.

No caso da música, como em qualquer área, o conhecimento técnico é essencial e quanto mais se tem, mais se pode, é claro. Mas isso não é tudo. Há exemplos de bandas de músicos brilhantes, que não conseguiram sucesso – no sentido de serem percebidos e admirados por um número relativos de pessoas. Aqui cabe um “aparte”, a ser desenvolvido em outro texto: o que é sucesso?

Voltando ao raciocínio inicial, vemos também que há exemplos de bandas de músicos medianos que encantaram multidões com sua criatividade e força das canções. Legião Urbana é um grande exemplo. Acho até, que a maioria das bandas do chamado BRock dos anos 80 foi assim.

Essas bandas foram influenciadas por um dos princípios da ideologia punk, algo do tipo, “faça você mesmo”, “qualquer um pode montar uma banda”... Não sei até que ponto isso faz parte da “ideologia punk”, mas estou me apoiando nisso para montar minha banda.

E 2010 promete ser o ano zero para o sonho sair do campo da fantasia. Dos dois colegas de trabalho que combinaram de fazer um som comigo, um topou seguir em frente tocando minhas músicas autorais, nas quais sempre acreditei, enquanto o outro não se interessou muito por esse caminho.

Sendo assim, eu e esse colega vamos colocar o projeto em prática; a coisa é tão incipiente, que ainda temos que definir quem vai tocar baixo e quem vai tocar guitarra. Já temos até 3 candidatos à baterista, mas pretendemos só chamar o “batera”, depois que a coisa esteja um pouquinho mais redonda entre nós dois.

Acho que sábado que vem já rola o primeiro ensaio. Devemos tocar “!Parte!”, “Qualquer Direção”, “Primeiro Passo” e “Pé No Breque”, 4 músicas que pretendo gravar no disco “Pra Quem Acorda Nunca É Tarde”, e que estão no www.myspace.com/gugafilho .

Então é isso... Vamos nos livrar das amarras da insegurança, encampar a ideologia punk-Obama “Yes, We Can” e dar o Primeiro Passo para a formação da “Ilhados Aqui”, para fazer de 2010 um ano dez!|

7 comentários:

  1. Isso aí, que 2010 seja um ano dez, cheio de realizações e muito sucesso para vc, friend. Você merece! Vá em frente! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Thanks Lari! Que 2010 seja um ano 10 pra vc tb! Vamos em frente sim... Umas das próximas músicas que vou gravar chama-se "O Que Ficou Pra Trás" e tem uma parte que fala assim: "chame de despedida / chame de disparada / é hora da partida / é hora da alvorada / com a cabeça erguida / coloque as mãos à obra / e descarte restos e sobras / do que ficou pra trás" Bj

    ResponderExcluir
  3. Yes we can!!! Fico muito feliz por você Guga!!!Torcendo muitão! falando em conhecimento técnico, aqui estou aproveitando meu janeiro estudando inglês, lendo livros...e me enchendo de teorias...Que bom saber que nada é impossível, quando se propõe a saber mais!

    ResponderExcluir
  4. Letícia, adoro sua assiduidade aqui! Inglês? Tô precisando reciclar urgentemente. Livros: acabei o último do Dan Brown; gosto da escrita, da vontade que dá de ler o capítulo seguinte, e da reflexão superficial, mas legítima que propõe. Adoro filosofia de boteco. Voltando ao conhecimento técnico, nunca é demais, mas não é tudo, né? Deve ser somado à intuição, à coragem e à experiência, sobretudo. As coisas impossíveis em razão das nossas limitações, a gente mascara, burla, dribla (no bom sentido) através da criatividade. Nesse sentido, sim, tudo é possível! “Parte, chega perto, arde / pra quem acorda nunca é tarde / age hoje, ergue, invade / é tempo de romper a grade”... Bjão

    ResponderExcluir
  5. Ashauhsuahs. oi Guga lugar bom tem que ter boa frequencia, neh!! Sobre os livros(ultimos) li Louco Amor de Francis e Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago, mas o livro que estava me referindo era um sobre teatro (conhecimento técnico. Na verdade quando entro aqui revivo meu conflito a respeito do teatro e o que ele significa pra mim (agora estou fazendo faculdade de pedagogia, e faço parte de um grupo de teatro), mas eu sei que não vou me aprofundar muito estando aqui! Então vem o pensamento do que fazer exatamente!!! por enquanto eu vou indo até onde posso...é preciso coragem, eu sei, mas ainda não acredito o suficiente! sobre a música que voce me falou, vou ouvir depois te falo bjs

    ResponderExcluir
  6. * quando disse 'estando aqui' me referia a Brasília. bjim

    ResponderExcluir
  7. O único conselho que acho pertinente no seu caso é ir esgotando todas possibilidades que BSB lhe oferece. Quando saturar, a dacisão que vc tomará, será a decisão certa, naquele momento. Pode crer. Acho que vc vai gostar do prózimo post. Bj

    ResponderExcluir