quinta-feira, 11 de março de 2010

DEPOIS DAQUELA ESQUINA

Enquanto não consigo terminar a gravação de O QUE FICOU PRA TRÁS II – A VIAGEM NO TEMPO (falta apenas um trechinho da bateria) descobri que o Leoni (aquele de “garotos como eu sempre tão espertos, perto de uma mulher...”) está promovendo o segundo concurso de composição em seu site: www.leoni.com.br.

Uma bela iniciativa, o concurso consiste numa parceria de composição: o concorrente deve compor uma música para uma letra dele que já existe; no caso, um soneto. Exercício interessante. A avaliação do vencedor será feita por “votação popular” dos cadastrados do site, através dos vídeos que os compositores apresentarão tocando e cantando a junção da música com a letra.

Ainda estou pensando em participar, mas musicar uma letra pré-existente sempre foi mais complicado para mim. Sou muito mais eficiente fazendo o contrário: colocando letra numa melodia que já existe. Tenho dezenas de letras sem música. E a maioria das minhas músicas surgiu assim. Se bem que ultimamente letra e melodia vêm pintando simultaneamente.

Inclusive, foi essa lógica, de colocar letra numa melodia pronta, que pontuou o primeiro concurso de composição do Leoni, do qual participei com a letra DEPOIS DAQUELA ESQUINA. Gosto muito dessa letra. O vídeo do concurso deve estar perdido em algum canto do You Tube.

Infelizmente, não fui sequer classificado para a final do concurso, que contou com 10 finalistas... Acho que o critério de avaliação através de votação popular, permitiu que os concorrentes se esbaldassem de fazer lobby para que amigos, parentes, conhecidos, votassem em suas composições. Legítimo. Mas, eu, particularmente, não me motivei em mobilizar meus amigos, pois o que queria era um julgamento da letra e não da minha capacidade de arregimentar seguidores.

Por outro lado tenho humildade de admitir a “derrota” e a segurança de que fiz uma boa letra, dentro do que gosto, desejo e posso. Humildade e segurança devem andar lado a lado para manter nosso equilíbrio para não cairmos na armadilha da insegurança ou da arrogância.

Segue abaixo a letra que criei especificamente para o 1º concurso. Quem sabe não a aproveito para uma melodia minha mais pra frente:

DEPOIS DAQUELA ESQUINA

? O que virá depois daquela esquina?
Você fica ansiosa pra saber
Sem bússola e sem mapa da mina
Você quer todo caminho prever

? O que haverá por trás dessa cortina?
Só abrindo a janela para ver
A dúvida enlouquece e alucina
E o futuro chega sem dizer

Mas cartas de tarô não vão adiantar
Nem a leitura das linhas da mão
Jogue os búzios pro alto
Não são solução

E você quer saber o que é o destino
Eu digo: é folha em branco pra você
? Por que não vem comigo escrever?

E você quer saber o seu destino
Eu digo: tudo pode acontecer
? Por que não vem comigo, vem viver

? O que virá depois daquela esquina?
Você vive ansiosa pra saber
Pergunta sobre sorte, carma, sina
Te ensino que é impossível responder

? O que haverá por trás dessa cortina?
Só abrindo a janela para ver
A luz que entra cega e ilumina
A dúvida fascina e faz crescer

Mas cartas de tarô não vão adiantar
Nem a leitura das linhas da mão
Jogue os búzios pro alto
Não são solução

E você quer saber o que é o destino
Eu digo é folha em branco pra você
? Por que não vem comigo escrever?


E você quer saber o seu destino
Eu digo: tudo pode acontecer
? Por que não vem comigo, vem viver

9 comentários:

  1. Excelente!! É sucesso!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ficou faltando um "tudo pode acontecer" na segunda estrofe do refrão que acabei de consertar.... Que massa que curtiu Karina, seu comentário é um grande incentivo! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Hellooooooooooooooo Guga saudadesssssssssssss de vc!!!infelizmente a maioria destes concursos decididos por voto popular, é assim... pensa nesta possibilidades também, dizem que a propaganda é a alma do negócio... gostei da letra! é perceptível a musicalidade...

    um abraçãooooo

    teh maissssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia! Saudades de sua presença aqui tb! Carinhosa como sempre... Qto ao voto popular, sou um pé frio danado.. BBB por exemplo... É só eu torcer, que a pessoa sai... como, hoje, por exemplo... rsrs. Tô penando para terminar uma música nova, mas uma hora consigo. Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Sensibilidade transbordando por aqui. Linda letra... Parabéns!(e eu juro que a avaliação não tem nada a ver com esse meu momento "ansiosa por saber" "? O que virá depois daquela esquina?"... kkkkk!). Bjão e boa sorte pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  6. E se eu te disser que depois daquela esquina vem outra, e mais outra, e mais outra... Como aquelas curvinhas que vemos ao andar pela praia, ou como a onda que esperamos por tr[as daquela onda, qdo surfamos... A highway é infinita, até que se imponha o contrário. Thanks! Bjos

    ResponderExcluir
  7. se me disser isso eu entro em pânico - é que posso aguentar tudo, menos andar eternamente em círculos! rsrs

    (brincadeirinha... entendi o que vc quis dizer. e concordo! :P )

    ResponderExcluir
  8. ha-ha! sabia que ia achar o resto da letra..achei!
    "Você quer todo caminho prever" ..queria não quero mais! previsão nem a do tempo serve mais, o que eu quero é só escrever o meu destino no agora que já passou e guardar na mémoria as lembranças daquilo que restou!

    Bela letra! ;]

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Rafaela, volte sempre! Abraços

    ResponderExcluir